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EPAMIG aposta em tecnologias de comunicação para manter calendário acadêmico durante pandemia

EPAMIG aposta em tecnologias de comunicação para manter calendário acadêmico durante pandemia

Com as atividades didáticas presenciais suspensas, ensino à distância no ITAC e no ILCT tem rendido resultados positivos

(Belo Horizonte – 25/6/2020) Desde o início do período de isolamento social, causado pela pandemia de Covid-19, uma das principais preocupações da diretoria da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) é com a continuidade das atividades sem perder de vista os cuidados necessários para conter o avanço do coronavírus.

Para não comprometer o calendário escolar, a solução encontrada foi o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Para o assessor Pedagógico da EPAMIG, Frederico Passos, a utilização dessas tecnologias faz parte da evolução natural dos processos educacionais e comunicativos. De acordo com Frederico, antes mesmo da pandemia, a EPAMIG já tinha planos de usar novas tecnologias para expandir o setor de ensino da empresa. A urgência imposta pelo momento acelerou o processo. 

“Com as atividades didáticas presenciais suspensas, foi necessário pular etapas para permitir o retorno das atividades nos Institutos de ensino da EPAMIG. Repassamos para os professores algumas informações para iniciar as interações entre eles e os alunos, além de recomendações quanto aos tipos de materiais disponibilizados”, destaca Frederico Passos.  

A EPAMIG possui dois Institutos de ensino. No município de Pitangui, a empresa mantém o Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC). Já em Juiz de Fora, a empresa mantém o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), primeira escola a formar técnicos em leite e derivados da América Latina. Ainda de acordo com Frederico, manter as atividades escolares durante uma pandemia é uma grande vitória dos professores e dos alunos. 

Leia também: Primeira escola de laticínios da América Latina, ILCT completa 85 anos

Segundo a gerente de ensino do ITAC, Luci Maria Lobato, os professores do Instituto já realizaram aulas por aplicativos como o Google Meet e o Zoom, algumas com participação de pesquisadores da EPAMIG. Ela conta que o principal desafio nesse momento é manter a motivação dos alunos e dos professores. As vantagens das tecnologias digitais, na opinião de Luci, são as possibilidades de aulas mais inovadoras e o acesso ao conhecimento de diferentes locais. 

“Os professores têm a missão de motivar e acompanhar os alunos. E eles estão se saindo muito bem. As entregas das atividades estão ocorrendo normalmente e o retorno tem sido positivo, mesmo com a falta de interação em sala de aula”, pontua Luci.

Foto: Erasmo Pereira

No ILCT, a equipe de professores também implementou aulas à distância para as disciplinas com conteúdo teórico. Segundo o chefe geral do Instituto, Sebastião Tavares de Rezende, os resultados até o momento mostram que a prática da teleaula está sendo bem aceita pelos estudantes e professores.

“No ILCT, mais de 95% dos estudantes aderiram a prática de ensino à distância. A grande vantagem é a manutenção do vínculo do estudante com a instituição. Isso fará uma grande diferença no retorno das atividades presenciais”, enfatiza Sebastião. 

A jovem Brenda de Freitas está no segundo ano do curso técnico do ITAC. Ela conta que a experiência do ensino pelo computador, embora nova, não foi um problema. Contudo, Brenda destaca que para ter aulas em casa foi preciso disciplina para conciliar o ambiente doméstico e as demandas escolares. 

“A dificuldade no início foi para me adaptar a esse novo modelo de aulas. Mas isso foi superado em alguns dias. Os professores são dinâmicos e enviam textos, slides e vídeos. Fizemos até prova on-line. Mas, temos que tomar cuidado porque o ambiente doméstico nos convida a relaxar”, avalia Brenda.

Tecnologias de comunicação e informação para todos os públicos

A EPAMIG quer utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) além dos ambientes do ITAC e do ILCT. Segundo Frederico Passos, a empresa se planeja para, em um curto período de tempo, se comunicar com públicos mais amplos e de forma eficiente por meio das TDICs.

Para os próximos anos, a proposta da EPAMIG é oferecer cursos de curta duração e pós-graduação ‘lato sensu’. O objetivo é envolver todas as unidades da empresa espalhadas por Minas Gerais. Além disso, a EPAMIG trabalha para modernizar seus conteúdos on-line e construir uma unidade de desenvolvimento de material didático e de comunicação.

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