Você está aqui:
EPAMIG apoia piscicultura de corte no Vale do Piranga

EPAMIG apoia piscicultura de corte no Vale do Piranga

Alevinos de Tilápia – crédito Alexmiliano Vogel

Dia de Campo, na próxima quarta-feira, vai orientar interessados na atividade

(Belo Horizonte – 24/6/2024) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove na próxima quarta-feira, 26 de junho, em Oratórios- MG, um dia de campo sobre piscicultura. O evento, que acontece a partir das 12h, no Campo Experimental Vale do Piranga, vai contemplar produtores que estão se iniciando na piscicultura de corte.

O dia de campo atende a uma demanda conjunta da Prefeitura Municipal e da Emater-MG de Oratórios e contará com palestras sobre a implantação, cultivo de tilápias e legislação ambiental. Na oportunidade também será inaugurado o Entreposto de Piscicultura de Corte do Campo Experimental Vale do Piranga, para a comercialização de alevinos de tilápia produzidos pelo Campo Experimental da EPAMIG em Leopoldina.

“O pesquisador da EPAMIG Alexmiliano Vogel vai ministrar a palestra ‘Piscicultura: o que você precisa saber’, na qual vai abordar assuntos gerais da piscicultura de corte e sanar dúvidas dos participantes. Além disso, haverá uma demonstração prática de um tanque escavado com alevinos que já temos implantado no Campo Experimental para atendimento do entreposto. A finalidade será disponibilizar, para os produtores da região da Vale do Piranga, alevinos de tilápia produzidos pela EPAMIG”, informa o pesquisador e coordenador de Transferência de Tecnologias da EPAMIG Sudeste, Fábio Tancredi.

O técnico da Emater-MG Danilo Jorge apresentará o tema “Perspectivas para o desenvolvimento do cultivo da tilápia em Oratórios – MG” e o engenheiro sanitarista e ambiental Juliano Vieira falará sobre “Legislação ambiental na piscicultura”. “Esse é o primeiro evento focado, especificamente, na piscicultura de corte que promovemos no Vale do Piranga. A atividade está se iniciando em Oratórios e região e nosso objetivo é apoiar e promover a transferência e a difusão de tecnologias. Por meio do entreposto, vamos também comercializar matéria-prima de qualidade e próxima do produtor, que não precisará se deslocar para outros municípios adquirir os alevinos. A EPAMIG possui a infraestrutura e os meios (camionete adaptada e transfishes) para trazer para Oratórios os peixes produzidos em Leopoldina”, finaliza Fábio Tancredi.

 

 

plugins premium WordPress