Belo Horizonte (26.05.2017) – A EPAMIG irá realizar, no dia 30 de maio, o 12º Encontro Tecnológico do Café, no Campo Experimental da Empresa, em São Sebastião do Paraíso. Serão ministradas diversas palestras com o intuito de informar e capacitar produtores, técnicos e demais interessados em orientações sobre manejo do café.
Em sete estações de campo, serão abordados temas como o controle de doenças, monitoramento do nematoides e novidades na cafeicultura. O pesquisador e coordenador das pesquisas em cafeicultura da EPAMIG, César Botelho, apresentará resultados de pesquisas como estudos das cultivares de café Paraíso MG H 419-1 e Catiguá MG 2. “Ambas são resistentes à ferrugem, com excelente qualidade de bebida, sendo que para essa característica, a Catiguá se destaca, pois vem obtendo pontuações altas, o que a torna bastante diferenciada”, disse.
Além disso, César apresentará tecnologias para adubação do cafeeiro, desenvolvida sob a coordenação do pesquisador da EPAMIG Paulo Gontijo. “Destacarei o trabalho do fósforo, que com o aumento das doses, vêm apresentado excelentes resultados em termos de produtividade, principalmente diminuindo a bienalidade da produção”, afirma César.
As inscrições para o 12º Encontro Tecnológico do Café são gratuitas e podem ser realizadas no local. A programação completa está disponível no site da EPAMIG.
Cafeicultura no Sudoeste Mineiro
A região que envolve São Sebastião do Paraíso, onde acontecerá o Encontro, apresenta resultados positivos quanto à produção de café. “Hoje o território sudoeste é uma importante área produtora de café, apresentando excelente produtividade e qualidade de bebida. É uma região onde a cafeicultura está em renovação das áreas e em constante expansão” comentou César.