No foco do encontro as boas práticas de fabricação para o vinho e a pesquisa no Campo Experimental da EPAMIG em Caldas
(Caldas, 05.12.2024) EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), Sistema Faemg Senar, Sindicatos dos Produtores Rurais de Caldas e parceiros realizam em 06 de dezembro o Dia de Campo “Elaboração de Vinhos”, ação que integra o projeto Inovação no Setor Vitivinícola da Região Sul de Minas Gerais, no Campo Experimental da EPAMIG, em Caldas. O projeto inclui informações de como montar uma vinícola, legislação, análises laboratoriais e de fermentação, entre outros temas e mais visita a estações experimentais e a vinícola da EPAMIG.
O dia de campo integra o Circuito de Treinamento Agro, que é um projeto do Senar Nacional em parceria com o Banco do Brasil e que tem como objetivo capacitar e fornecer informações aos produtores rurais. O projeto busca a melhoria na gestão das atividades dos produtores, aumentar os resultados econômicos, fornecer informações sobre assistência técnica e gerencial e esclarecer sobre as diferentes linhas de crédito disponíveis. Também participam da ação a EMATER e SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais) com o apoio de prefeituras e da Câmara de Vereadores de Caldas.
O gerente da Regional do Sistema Faemg Senar em Passos, Rogger Coelho, destaca que o objetivo desta ação é apoiar os vitivinicultores de Caldas e região e contribuir para a disseminação de tecnologias, boas práticas de fabricação, visando o incremento de produtividade e renda desses produtores e o desenvolvimento da cadeia produtiva que historicamente tem muita relevância em Caldas e região. “Fomentamos essa cadeia produtiva através do Dia de Campo e de grupos de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Fruticultura; na Regional de Passos atendemos 60 produtores com o apoio dos Sindicatos de Produtores Rurais”.
A enóloga, Angélica Bender, que ficou a cargo da palestra sobre como montar uma vinícola e legislação destaca que este projeto é direcionado para pequenos produtores de uva e vinhos da região de Caldas, Andradas e Santa Rita de Caldas. “No campo experimental a vivência vai proporcionar mais conhecimento sobre vários temas e, principalmente, sobre legalização que é uma das grandes demandas dos produtores. A vitivinicultura tem crescido muito no Sul de Minas graças a técnica da dupla poda, mas este Dia de Campo está voltado aos produtores que trabalham com uvas de verão, uvas comuns”, disse Angélica.
Conforme dados da EPAMIG, Minas Gerais registra crescimento no setor o que indica o avanço da cultura no Estado e a movimentação do mercado, com os vinhedos sendo conduzidos com a técnica da dupla poda, o que permite colheita em diferentes épocas do ano, o investimento em novas variedades e a produção de vinhos finos.
Texto: ASCOM SENAR