(Belo Horizonte – 11/12/2017) A EPAMIG realizou, no último dia 5, no Campo Experimental de Acauã, o dia de campo “Tecnologias para agricultura familiar no Vale do Jequitinhonha”. Cerca de 50 produtores dos municípios de Leme do Prado, José Gonçalves de Minas, Berilo, Veredinha, Minas Novas e Turmalina participaram do evento que abordou temas como bovinocultura de leite, irrigação de pequenas áreas e convívio com a seca.
O assessor técnico Ricardo Oliveira (foto) ministrou a palestra “A EPAMIG no contexto da agricultura familiar” e destacou os avanços gerados pelas pesquisas da Empresa em todo o estado. A pesquisadora Leidy Rufino palestrou sobre a palma forrageira como alternativa para a convivência com a seca. “Apesar de parte da região do Vale do Jequitinhonha não estar no semiárido mineiro, às alternativas forrageiras para alimentar o rebanho são as mesmas que estamos trabalhando no Norte de Minas”, ressaltou. O pesquisador João Batista Reis falou a irrigação na agricultura familiar e destacou “a pouca água que temos para irrigação na região deve ser usada com inteligência, usando métodos eficientes e manejo adequado, inclusive na agricultura familiar.”
Na opinião da chefe geral da EPAMIG Norte, Polyanna Mara de Oliveira, “esse evento evidencia nossos esforços para atender as demandas na cadeia da bovinocultura e levar tecnologia ao agricultor familiar”. Após as palestras, os produtores visitaram o campo de produção de forrageiras, como a palma, milheto, sorgo, entre outras. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer também o curral, a ordenha mecânica e o rebanho.
O evento teve apoio de Emater-MG, Prefeitura Municipal de Leme do Prado, Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg).