Você está aqui:
Dia de Campo destaca pesquisas na cultura do algodoeiro

Dia de Campo destaca pesquisas na cultura do algodoeiro

(Nova Porteirinha – 12/5/2023) A EPAMIG realizou no dia 11 de maio, em Nova Porteirinha um dia de campo sobre a cultura do algodoeiro. O evento, em parceria com a Emater-MG e a Associação Mineira de Produtores de Algodão (Amipa), aconteceu na Unidade Técnica Demonstrativa (UTD), que integra o Projeto Fortalecimento do Setor Algodoeiro no Zimbábue, instalada no Campo Experimental da EPAMIG.

Os  conteúdos foram abordados foram “Manejo de produção do algodão”, pelo consultor da Amipa José Lusimar; “Controle de pragas do algodoeiro”, “Parâmetros fitotécnicos do algodoeiro”, “Irrigação do algodoeiro”, “Nematoides fitoparasitas”, respectivamente pelos pesquisadores da EPAMIG Antônio Cláudio Ferreira da Costa, Maurício Cardoso, João Batista e Alniusa Maria de Jesus; e “Resultados esperados na produtividade e custo de produção do algodoeiro”, extensionista Arquimedes Batista.

O evento contou com a participação de extensionistas rurais, produtores de algodão e técnicos especializados que tiveram um momento de debate com os palestrantes para discutir dúvidas sobre os temas abordados. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que financia o Projeto Fortalecimento do Setor Algodoeiro no Zimbábue, enviou o coordenador de Projetos da Instituição, Nelci Caixeta.

O algodoeiro vem sendo reintroduzido na região Norte de Minas. A cultura que era tradicional na década de 1980, foi dizimada pelo ataque de uma praga. Atualmente, há uma a expectativa aumento na área plantada e na produtividade da cotonicultura norte mineira.

 

plugins premium WordPress