Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Você está aqui:
Desafios da Pesquisa Agropecuária são debatidos em reunião do Consepa em Brasília

Desafios da Pesquisa Agropecuária são debatidos em reunião do Consepa em Brasília

 

 

69351bb6-f12b-47e7-a035-3fc344d2a5a7
Presidente da EPAMIG, Nilda Soares, e o diretor de Operações Técnicas, Trazilbo de Paula, durante reunião no Consepa (divulgação)

Encontro objetiva pensar um plano estratégico de atuação comum a todas as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) do País

(Brasília – 20/8/2019) Ocorre hoje (20) e amanhã (21) na sede da Embrapa, em Brasília (DF), reunião do Conselho Nacional das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa). Das 17 entidades que compõem o Conselho, oito estão presentes: EPAMIG, Iapar, Epagri, Apta (SP), Pesagro (RJ), Emater-GO, Emparn (RN), Unitins (TO). Durante o encontro, representantes falaram sobre desafios e oportunidades para o futuro. A reunião também serve para que as entidades debatam um plano estratégico de atuação do conselho para o quadriênio 2019-2022.

O vice-presidente do Consepa, Natalino Avance, coordenou a reunião e apontou interesse em conhecer o cenário atual das instituições de pesquisa do país. Segundo Natalino, é preciso fortalecer a pesquisa no Brasil de forma mais sistemática. “Queremos aprofundar o diálogo com as lideranças e construir juntos uma plataforma de atuação, com vistas no fortalecimento do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária”, enfatizou.

Entre os principais desafios expostos pelas Oepas estão a redução de gastos, a aproximação com o setor privado, a diminuição da fragmentação da agenda de pesquisas e os modos de demonstração efetivos dos retornos gerados para a sociedade. De acordo com a presidente da EPAMIG, Nilda de Fátima Ferreira Soares, diante dessas questões é fundamental que as entidades de pesquisa estaduais tenham condições de se adequar aos novos tempos. “É necessário renovar as estratégias de captação de recursos e, principalmente, de comunicação com a sociedade e com o governo. É para isso que estamos trabalhando”, destacou Nilda.

O diretor de Operações Técnicas da EPAMIG, Trazilbo José de Paula, identificou um quadro de desafios semelhantes entre as entidades de pesquisa do Brasil. “É sempre muito produtivo participar das reuniões do Consepa e compartilhar boas estratégias de gestão, porque os desafios e oportunidades das entidades estaduais de pesquisa são muito semelhantes”, disse.

a163f18b-3dc7-4b37-8358-5141f433c63b
Apresentação EPAMIG (divulgação)

A rodada de reuniões e encontros do Consepa continua na quarta-feira (21). Na mesma oportunidade, a presidente Nilda Soares cumpre agenda de reuniões com deputados da bancada mineira e comissões envolvidas com temas da agropecuária na Câmara Federal.

 

Leia também

Notícias recentes

Envie uma mensagem