Uvas colhidas em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, prometem vinhos de qualidade superior
(Belo Horizonte – 3/11/2021) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) recebeu votos de congratulações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pela produção e colheita de uvas Syrah no município de São Sebastião do Paraíso (MG). O documento, requerido pelo deputado estadual, Antonio Carlos Arantes, foi elaborado porque a safra de 2021 foi a mais produtiva desde o plantio das videiras, em 2011.
Neste ano, a colheita de uvas Syrah no Sul de Minas começou no início do mês de agosto. De acordo com o pesquisador da EPAMIG, Francisco Câmara, a colheita no vinhedo institucional da empresa bateu a marca de 3700 quilos de uva, com destaque para os excelentes índices de maturação tecnológica e fenólica.
“A maturação tecnológica é caracterizada por sólidos solúveis, os açúcares, em torno de 24° brix, acidez total de 101 meq/L e pH de 3,08. Boa maturação fenólica corresponde a taninos pouco adstringentes e sementes com coloração marrom escura, o que indica evolução da própria maturação”, explica Francisco.
Antonio Carlos Arantes destacou os esforços, o trabalho e a dedicação da EPAMIG em suas pesquisas com a vitivinicultura mineira. “A colheita de uvas Syrah foi um sucesso na minha querida cidade de São Sebastião do Paraíso, consolidando a qualidade da produção no Sul de Minas e estabelecendo a uva Syrah como um produto ícone da região”, enfatiza o deputado que já recebeu o título de Cidadão Honorário do município produtor de uvas.
Ótima safra, ótimos vinhos
Ainda de acordo com o pesquisador Francisco Câmara, uma vez que as uvas Syrah colhidas neste ano são de qualidade elevada, espera-se que, durante a fase de vinificação, a EPAMIG também elabore vinhos Gran Reserva, uma linha de produtos inéditos da empresa de pesquisa agropecuária mineira.
Um vinho Gran Reserva possui a categoria de qualidade superior. Segundo a legislação brasileira, para ser enquadrado nessa categoria, o vinho precisa estagiar por, pelo menos, doze meses em barricas de carvalho antes de ser engarrafado e comercializado.
“Após a colheita deste ano, a estimativa de produção da EPAMIG é de três mil garrafas. Desse número, esperamos que mil garrafas sejam provenientes do Gran Reserva. O restante será proveniente da linha tradicional que a EPAMIG já elabora”, conclui Francisco Câmara.
A vinificação dos vinhos EPAMIG ocorre no Campo Experimental do município de Caldas (MG). A empresa é uma vinculada da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).