Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Você está aqui:
Agroecologia em foco

Agroecologia em foco

Seminário Emater

(Belo Horizonte, 25/4/2018) Uma série de eventos e ações iniciados nesta segunda quinzena de abril colocam em destaque os trabalhos realizados pelo Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia e pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da EPAMIG.

Nos dias 17 e 18, foi realizado no Auditório da Emater-MG, o “Seminário sobre Impactos dos Agrotóxicos: Realidade, Governança e Estratégias Públicas de Ação. O evento reuniu representantes de secretarias de Estado e instituições públicas, além de órgãos da sociedade civil, para debaterem um Plano Intersetorial para a redução do uso de agrotóxicos e apoio à agroecologia e à produção orgânica em Minas Gerais.

A coordenadora do Programa deAgroecologia da EPAMIG, Madelaine Venzon, participou do painel “Sistemas Agrícolas sustentáveis e desafios em face da segurança alimentar e nutricional: ações e medidas para a transição agroecológica” e apresentou os principais objetivos e os projetos desenvolvidos pelo Programa, que conta com uma equipe multidisciplinar composta por 22 pesquisadores, vários deles presentes no evento. “Muito do trabalho dos pesquisadores ainda não é conhecido e faltam políticas públicas e financiamento de pesquisas em agroecologia. Mas, há uma base sólida de teorias agroecológicas, que precisamos publicar e compartilhar com os meios acadêmicos e com a sociedade”, enfatizou.

Seminário Emater Madelaine

Na próxima quinta-feira (26), Madelaine participará, no Auditório do Ministério Público do Trabalho, em Belo Horizonte, da Audiência Pública “Agrotóxicos: suicídios e doenças ocupacionais”. No encontro, promovido em parceria com a Fundacentro, instituição de segurança e saúde, vinculada ao Ministério do Trabalho, a coordenadora abordará o tema “Agroecologia: Alternativa ao uso de agrotóxicos”.

mala direta audiência agrotóxicos

No dia 19 de abril, os objetivos do Seminário na Emater-MG e da Audiência Pública foram expostos pela pesquisadora Juliana Simões durante entrevista ao  programa “Brasil das Gerais”, da Rede Minas. Juliana, que é chefe do Departamento de Transferência de Tecnologias da EPAMIG e integrante da diretoria da Associação Brasileira de Agroecologia falou também sobre transição agroecológica.

Confira https://www.youtube.com/watch?v=YM7m6XGumNE.

Entre os dias 23 e 27 de abril, o Núcleo NEA promove a Caravana Agroecológica na região da Zona da Mata.Durante a Caravana, pesquisadores e convidados visitarão assentamentos, associações, sindicatos, propriedades e feiras agroecológicas nos municípios de Espera Feliz e Divino.

Leia também

Notícias recentes

Envie uma mensagem