Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Você está aqui:
EPAMIG abre inscrições para Azeitech online

EPAMIG abre inscrições para Azeitech online

Etapa virtual acontece de 21 a 23 de junho, com a participação de especialistas do Brasil e do exterior

Foto: Erasmo Pereira

(Belo Horizonte – 8/6/2022) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) divulgou a programação da edição virtual, que dá sequência às atividades do 2º Azeitech. O evento, iniciado no dia 25 de março com a realização do 17º Dia de Campo de Olivicultura e da 7ª Mostra Tecnológica em formato presencial, no Campo Experimental de Maria da Fé, contará com painéis científicos online, entre os dias 21 e 23 de junho. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo site

“Nessa segunda parte, nós teremos uma programação recheada de diversos assuntos relacionados à olivicultura. No primeiro dia, o foco será a produção de azeitona em conserva. O segundo dia será dedicado às mulheres na olivicultura. Já o último dia, 23 de junho, será dedicado ao azeite de oliva e, dentre outras atrações, teremos a troca de experiências com o azeitólogo português Nuno Rodrigues, que além do trabalho em seu país falará sobre sua vivência nos olivais brasileiros”, adianta o coordenador-geral do evento, Luiz Fernando de Oliveira.   

A programação do dia 21 de junho está dividida em dois painéis. O primeiro, com o tema “Experiências na produção de azeitonas de mesa na Espanha”, tem como convidada Nuria Yánes Gonzáles, diretora técnica da Cooperativa Agrícola Espanhola Almazarras de la Subbética e a participação do consultor gastronômico Marcelo Scofano. O segundo painel “Experiências na produção artesanal de azeites e azeitonas de mesa na Serra da Mantiqueira”, terá a presença dos olivicultores Vanessa Bianco (Olivais Gamarra) e Ana Morita e João Ricardo (Olivas Vikas), de Baependi/ MG. A mediação será de Pedro Moura, integrante da Comissão Organizadora do Azeitech.   

Foto: Erasmo Pereira

Assim como aconteceu na primeira edição em 2021, a programação da quarta-feira, 22 de junho, será dedicada à participação das mulheres na cadeia produtiva da Olivicultura. A moderação será da doutora em Botânica Aplicada, Carolina Ruiz Zambon. Na oportunidade, a azeitóloga Ana Beloto vai lançar o livro Azeite-se e participar de um bate-papo com a professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Isabel Casper Machado, e com a diretora da revista Azeites e Olivais, Luciane Gomes.

Outras atrações do segundo dia, serão o momento da Women In Olive Oil (WIOO), com as participações da olivicultura Glenda Hass (Lagar H/ RS), representante da WIOO Brasil, e da azeitóloga peruana Alejandra Galván Goméz, e a palestra “Olivais de Mendonza: Seus azeites de oliva virgens e extravirgens. Cortes e blends”, ministrada pela professora Mónica Bauzá, da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina). “A Mónica é fundadora de um painel sensorial da Universidade de Cuyo que é certificado e homologado pelo Conselho Oleícola Internacional (COI)”, informa Luiz Fernando de Oliveira.

O terceiro dia de programação, 23 de junho, trará os temas Olivicultura em Portugal / Brasil; Qualidade dos Azeites Brasileiros e Painel Sensorial; e Certifica Minas Azeite. Os convidados serão, respectivamente, o vice-presidente para Olivicultura da Associação Portuguesa de Horticultura, Nuno Rodrigues, o professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e chefe do Painel Sensorial do Azeite, Juliano Garavaglia, e a fiscal agropecuária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Daniela Lazzarini. A mediação será de Luiz Fernando de Oliveira, que destaca: “O Juliano é chefe do primeiro painel sensorial brasileiro homologado pelo COI.   

Novidade desta edição, o 1º Simpósio Mineiro de Olivicultura terá espaço para a apresentação oral, ao vivo, de um trabalho selecionado no início das atividades de cada dia. Os temas expostos serão: “Épocas de ocorrência de cigarrinhas vetoras de Xylella fastidiosa em oliveiras na Serra da Mantiqueira”, na terça-feira (21); “Escarificação e estratificação de sementes de oliveira”, na quarta-feira (22); e “Azeite de oliva convencional e orgânico da Serra da Mantiqueira por uma abordagem multivariada”, na quinta-feira (23). Outros quatro trabalhos serão apresentados em forma de pitches (vídeos curtos), que serão disponibilizados no site do evento. Os demais inscritos constarão no anais a ser disponibilizado posteriormente.

Confira a programação completa

Além da programação ao vivo e da possibilidade de interação via chat com palestrantes e convidados, os visitantes virtuais do Azeitech 2022 terão acesso a vídeos de dicas técnicas no espaço Oliva Play e à Mostra Tecnológica com a presença das marcas patrocinadoras. Realizado pela EPAMIG, o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Maria da Fé, da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do IMA e da Emater-MG .

Leia também

Notícias recentes

Envie uma mensagem