(Patos de Minas – 30.06.2016) – Terá início nesta sexta-feira, 1º de julho, Prova de Ganho de Peso (PGP) do Nelore, no Campo Experimental de Sertãozinho da EPAMIG, em Patos de Minas, com a pesagem de cerca de 60 tourinhos de Minas Gerais e de São Paulo. A PGP tem um grande valor para a pecuária do Alto Paranaíba, Noroeste de Minas e Triângulo Mineiro, pois gera novas linhas de pesquisas tornando a região referência em melhoramento genético da raça nelore.
A Prova, que tem duração de 10 meses, é realizada por meio da parceria entre EPAMIG, Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Tem o apoio da Empresa de Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto Mineiro Agropecuário (IMA).
O Termo de Cooperação Técnica da PGP foi assinado pelos parceiros e endossado pelo vice-governador do estado de Minas Gerais, Antônio Andrade e pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz, durante Encontro Técnico do Produtor Rural, durante a Fenamilho 2016.
De acordo com informações da ABCZ, que oficializa a prova, a PGP consiste em submeter animais do desmame, com variação de idade de, no máximo, 90 (noventa) dias, a um mesmo manejo e regime alimentar, durante 168 dias.
Os objetivos da prova são: identificar entre os animais participantes aqueles de melhor desempenho no peso final padronizado; identificar aqueles animais de melhor ganho em peso diário, fornecendo subsídios para a sua seleção, com base na informação individual; identificar os reprodutores que transmitem às suas progênies, maiores ganhos, em ambiente de confinamento, e maiores pesos finais à idade considerada; servir como um instrumento de seleção para os rebanhos, através do processo de pré-seleção até o desmame e avaliação posterior da fase pós-desmame; orientar os criadores quanto à utilização dos animais testados; auxiliar nas avaliações e testes de progênies de reprodutores, principalmente daqueles que não dispõem de informações anteriores, em testes de desempenho individual; através do acúmulo das informações zootécnicas, possibilitar as avaliações de mudanças genéticas ocorridas nas populações envolvidas.