Palestras sobre arroz, feijão, soja, trigo e qualidade de sementes podem assistidas pelo YouTube
(Belo Horizonte 28/10/2020) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) disponibiliza, por meio do Canal Oficial do YouTube, as palestras do 1º Encontro de Tecnológico de Produção de Grãos. O evento virtual traz os temas arroz, feijão, trigo, soja e qualidade de sementes.
O evento, programado para acontecer no Campo Experimental da EPAMIG em Lambari, foi adaptado para o formato digital, em função das medidas de controle necessárias ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. A interação entre público e palestrantes se dará por meio de plantão técnico por e-mail.
Na palestra sobre Cultura do Arroz, o pesquisador João Roberto Rodrigues apresenta as cultivares de terras altas (sequeiro), desenvolvidas pelo Consórcio que reúne Embrapa, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e EPAMIG. “O arroz de sequeiro foi muito utilizado para a abertura de novas áreas e para a recuperação de pastagens degradadas, e, atualmente, vem sendo usado na rotação de culturas. Com o desenvolvimento de pesquisas e estratégias de manejo, esperamos que se torne mais cultivado e produtivo”, informa.
O pesquisador Fábio Aurélio Martins fala sobre o planejamento e as perspectivas da produção de feijão, na palestra Construção de Plantas Fortes de Feijoeiro Comum. O tema abordado pela coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Grãos da EPAMIG, Ana Cristina Juhász, é Soja Convencional para Alimentação Humana: Manejo e Diferenciais, com enfoque nas características das três cultivares próprias para a alimentação humana (BRS 790A, BRS 800A e BRS 715A) lançadas pelo Programa de Melhoramento Genético conduzido pela EPAMIG e por parceiros.
A pesquisadora Aurinelza Condé aborda o tema trigo de sequeiro e destaca o crescimento da cultura no estado de Minas Gerais na última década. Na palestra sobre Qualidade Sanitária de Sementes, o pesquisador Hudson Teixeira ressalta a importância do uso de sementes sadias e lembra que 90% produção agrícola brasileira é derivada deste insumo. “Uma semente é aquela que soma atributos genéticos, fisiológicos, de pureza e ausência de patógenos (fungos, bactérias, vírus, nematoides etc, causadores de doença) e de insetos-pragas nocivos às culturas”, alerta.