(Viçosa, 02.05.2016) Os integrantes do Núcleo de Agroecologia da EPAMIG se reuniram na sexta-feira, 29 de abril, na sede da EPAMIG Zona da Mata, no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com participantes de iniciativas relativas ao tema da agroecologia. A reunião teve por objetivo a reapresentação do projeto “Núcleo EPAMIG de Agroecologia”, de autoria do pesquisador Paulo César de Lima, falecido em fevereiro.
O projeto segue agora sob a coordenação do pesquisador Djalma Pelegrini. “Daqui devemos traçar estratégias para o desenvolvimento do projeto como um todo e também definir algumas de suas ações pontuais”, direcionou ele. O projeto conta também com ampla participação do Departamento de Transferência de Tecnologia da EPAMIG – no qual está inserido o projeto “Apoio à constituição do Núcleo de Agroecologia da EPAMIG e ao fortalecimento das redes de interface, ATER, pesquisa agroecológica e agricultura familiar”, sob coordenação da chefe do departamento, pesquisadora Juliana Simões.
Uma das sugestões colhidas na discussão foi a realização de encontros regionais para levantamento de demandas por meio da articulação de caravanas. Elas terão o objetivo de conhecer mais experiências que tenham a finalidade de sensibilizar e estimular os pesquisadores, extensionistas e agricultores familiares à trabalharem com pesquisa participativa. Além disso, foram sugeridos a produção de vídeos amadores de divulgação de iniciativas já existentes; participação em eventos relativos à agroecologia; interação entre equipe EPAMIG e públicos interessados no tema e o reconhecimento e estabelecimento de multiplicadores regionais.
Na oportunidade foram distribuídos alguns exemplares do Informe Agropecuário com o tema “Agricultura orgânica e agroecologia”, que teve como editores os pesquisadores Paulo Lima e Juliana Simões. A publicação, editada pela EPAMIG aborda temas relevantes, demandados por agricultores familiares e organismos voltados à produção de alimentos dentro de princípios agroecológicos.
Economia Solidária
Na última parte da reunião o grupo visitou uma feira de economia solidária, realizada dentro do campus da UFV, pelo grupo Raízes da Mata – Rede Agroecológica de Prosumidores – conceito que refere-se a ideia de produzir e consumir ao mesmo tempo – composta por estudantes da universidade em parceria com produtores da região e movimentos sociais. O encontro programou uma aproximação da rede com os pesquisadores da EPAMIG sob o entendimento de que a pesquisa agropecuária deve, também, interagir com iniciativas populares dando subsídios para o estudo da agricultura por uma perspectiva ecológica e sustentável.