(Belo Horizonte – 5.4.2015) – A EPAMIG recebeu nesta terça-feira, 5 de abril, a visita de uma delegação indiana, interessada na troca de tecnologias e cooperação científica para a produção de sêmen e embriões de gado leiteiro. A comitiva, composta três representantes do Governo de Punjab, dois produtores rurais e um professor universitário, foi recebida pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz, pelo presidente da EPAMIG, Rui da Silva Verneque e pelo diretor de Operações Técnicas da EPAMIG, Trazilbo de Paula.
O secretário João Cruz, doutor em Genética e Melhoramento Bovino, falou sobre a bovinocultura em Minas Gerais, estado maior produtor de leite e detentor do segundo maior rebanho do Brasil e enfatizou os trabalhos desenvolvidos com Gir Leiteiro. Destacou também a atuação das entidades vinculadas ao Sistema Seapa (EPAMIG, Emater/MG, IMA e RuralMinas). O diretor técnico da EPAMIG apresentou um breve histórico da Empresa e áreas de destaque na pesquisa como cafeicultura, bovinocultura, leite e derivados, olivicultura e vitivinicultura. A assessora Científica Internacional da Fapemig, Flávia Cerqueira, apresentou as possibilidades de financiamento que a Fundação oferece a propostas de instituições mineiras em parceria com instituições internacionais.
Por parte da delegação indiana, o secretário adjunto do Departamento de Agricultura de Punjab, Mandeep Singh Sandhu, e o professor P. K. Uppal falaram sobre os interesses do grupo na importação e exportação de material genético bovino e no intercâmbio de informações tecnológicas com o setor em Minas Gerais. Após assistirem a apresentação de Trazilbo de Paula, ficaram interessados também em tecnologias para a produção de queijos, em especial mozarela.
O grupo ainda visitará os campos experimentais da EPAMIG em Prudente de Morais e Uberaba, além de propriedades rurais e empresas na região do Triângulo Mineiro.
Também participaram da reunião, a assessora adjunta de Inovação da Fapemig, Elza de Araújo, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Eduardo Bastianetto, a chefe de Pesquisa da EPAMIG Centro-Oeste, Marinalva Woods e o pesquisador Daniel Sobreira Rodrigues.