Conselho conferiu diploma de honra ao mérito por ações realizadas no projeto Difusão de Práticas Agroecológicas
(Belo Horizonte, 19/2/2020) No dia 18 de fevereiro, foi realizada a primeira reunião ordinária do Subcomitê da Bacia Hidrográfica Ribeirão Jequitibá – SCBH. Na oportunidade, um diploma de honra ao mérito foi conferido à ex- conselheira e pesquisadora aposentada da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, Maria Helena Tabim. O conselho reconheceu os serviços prestados por Maria Helena, juntamente com a EPAMIG, em prol da bacia hidrográfica. “De todas as homenagens que recebi ao longo da minha vida como profissional, esta foi a mais emocionante. Trabalhar com o projeto hidroambiental desenvolveu em nós a importância do trabalho em equipe”, ressaltou a pesquisadora.
O reconhecimento das ações se deu a partir do sucesso do projeto “Difusão de Práticas Agroecológicas” demandado pela EPAMIG e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa ao Comitê de Bacia Hidrográfica – CBH, Rio das Velhas, por meio do Subcomitê do Ribeirão Jequitibá. Os trabalhos foram realizados no Campo Experimental da EPAMIG em Santa Rita e supervisionados por Maria Helena Tabim. “Conseguimos reunir em 2019 cerca de 400 visitantes, entre eles produtores rurais e alunos para participar de oficinas e capacitações. Devemos grande parte do sucesso do projeto a EPAMIG e a pesquisadora Maria Helena, que promoveu diversas práticas de educação ambiental”, contou Élio Domingos, mobilizador do Comitê da Bacia do Rio das Velhas.
O projeto também consistiu na reestruturação da Trilha Agroecológica da EPAMIG, reforma de estufas e do banco de hortaliças não convencionais, além da criação de cinco sistemas de irrigação automatizados para hortas.