(Belo Horizonte, 9/7/2019) O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta terça-feira (9), em Belo Horizonte, da posse da nova presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Nilda de Fátima Ferreira Soares. Nomeada no último dia 29 de junho, Nilda é professora titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e ocupou por oito anos o cargo de reitora da instituição (2011-2019).
Em discurso, o governador destacou o impacto do setor agrícola na economia de Minas Gerais. “A economia de Minas cresceu 0,6% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado e a agropecuária cresceu 7,2%. Podemos dizer que o crescimento que tivemos em Minas foi devido à atividade de vocês”. Romeu Zema salientou o papel da EPAMIG neste cenário. “É uma honra muito grande estar aqui hoje. Eu conheço a EPAMIG e reconheço a importância da Empresa. Não dá para ter desenvolvimento sem pesquisa”, completou.
A nova presidente cumprimentou os colaboradores e parceiros e agradeceu a confiança do governador e da secretária Ana Valentini. “Deixo registrada minha disposição e alegria em fazer parte dessa equipe, junto com a secretária Ana que possui um grande conhecimento sobre a agropecuária mineira”. Nilda ressaltou o compromisso da Empresa em atender a todos os setores da agricultura e defendeu a valorização da pesquisa. “Toda inovação tem seu período de incubação e toda inovação vem da pesquisa. E é assim que trabalha a EPAMIG que no próximo dia 6 de agosto completa 45 anos de estímulo ao incremento da agropecuária de Minas e do Brasil”.
A importância da pesquisa para o desenvolvimento da economia mineira foi o tema da fala da secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini. “Os mineiros precisam conhecer o quão maravilhoso é o trabalho dessa Empresa. Eu soube, recentemente, que produtores de São Paulo estão usando uma tecnologia da EPAMIG, a dupla poda, para fabricar vinhos premiados. Nosso desafio é buscar apoio e parcerias para fortalecer a EPAMIG, a Emater-MG e IMA e, desta forma, levar a tecnologia para todos os cantos de Minas”, afirmou.
Espumante EPAMIG
Durante a solenidade foi apresentado o espumante da marca EPAMIG, produzido com técnica similar à francesa “champenoise”, que será comercializado a partir do próximo mês. A metodologia já é utilizada por vinícolas encubadas e orientadas pela Empresa e tem garantido aos produtores prêmios pela qualidade da bebida. A enóloga Isabela Peregrino falou sobre as características do espumante e das pesquisas para a adaptação das uvas Chardonnay para o cultivo na região Sudeste do Brasil.
Também participaram do evento o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Antônio Carlos Arantes, o presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, o presidente da Faemg, Roberto Simões, deputados e lideranças do setor.
* Com Agência Minas