Instituição ocupa a 2ª posição na lista da Revista Globo Rural divulgada em 25 de novembro
(São Paulo – 26/11/2024) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) está, pela quarta vez consecutiva, entre as cinco melhores empresas de serviços agropecuários do Brasil, listadas pela Revista Globo Rural. A EPAMIG ficou na 2ª colocação no ranking que inclui também a Emater-MG (3ª).
O anúncio ocorreu, na segunda-feira, 25 de novembro, em São Paulo. O Prêmio Melhores do Agronegócio avalia empresas de diversos segmentos do setor, com base nos resultados financeiros, como receita líquida, endividamento, liquidez e margem, e indicadores de responsabilidade ambiental. A metodologia é desenvolvida e aplicada pela Serasa Experian.
“Trata-se de um reconhecimento ao modelo de gestão que implementamos nos últimos anos. Contamos com ferramentas de Gestão à Vista e o Sistema de Gestão Integrada (SGI), que garantem um acompanhamento mais preciso do desempenho contábil e financeiro e contribuem para o cumprimento de metas”, avalia o diretor de Administração e Finanças da EPAMIG, Leonardo Kalil, que representou a Empresa na premiação.
A EPAMIG foi a mais bem pontuada entre as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas). “É muito valioso termos instituições de ciência e tecnologia entre as melhores e maiores do agronegócio. O setor é um dos pilares do desenvolvimento do nosso país e a inovação é o caminho para avançarmos de forma sustentável”, afirma a diretora-presidente da Empresa, Nilda Ferreira Soares, que acrescenta:
“Estamos vivenciando um momento especial na EPAMIG, que recentemente completou 50 anos. No último mês de junho, a sanção da Lei 24.821/2024, assegurou, para a pesquisa agropecuária, 8% dos recursos previstos na Constituição Estadual para pesquisas via Fapemig. O que significa investimentos de R$30 ao R$ 40 milhões ao ano”.
O diretor de Operações Técnicas, Trazilbo de Paula, ressalta que os avanços na área da pesquisa, nestas cinco décadas, fizeram com que a EPAMIG se consolidasse como uma marca forte e respeitada.
“Podemos citar a evolução na cafeicultura, na produção de grãos, de leite e derivados, na bovinocultura, e em diversas outras culturas. O desenvolvimento de tecnologias que geraram produtos premiados no Brasil e no exterior. As pesquisas emergentes em energia agrovoltaica e agricultura regenerativa, por exemplo”.