Você está aqui:
Mega Citros debate fruticultura e diversificação

Mega Citros debate fruticultura e diversificação

Edição de 2024 se dedica a apresentar soluções técnicas para citricultura e possibilidades de diversificação

(Campanha, 27.09.2024) – Cerca de 30 instituições, entre empresas de insumos e maquinários e entidades de apoio a produção rural, estão reunidas, até o sábado (28.09) na cidade de Campanha, no Sul de Minas, para a realização do Mega Citros, evento promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG em apoio ao Sindicato Rural de Campanha.

“Há 10 anos a EPAMIG já participa desta iniciativa que foi evoluindo. Tudo é pensado para que esse momento seja o mais técnico possível, proporcionando um ambiente de feira, com possibilidades de negócios, e também de atualização e apoio dos órgãos de governo e entidades do agro, para que o produtor possa conhecer possibilidades de diversificação”, explica a pesquisadora da EPAMIG, Ester Ferreira, uma das coordenadoras do evento. “O greening foi bastante abordado nos últimos anos e, por uma demanda dos próprios produtores, junto da dificuldade de conter essa doença, focamos em apresentar opções de produção”, complementa ela.

Alessandro Hervaz, produtor de café e apicultor na região da Campanha aposta no Mega Citros como espaço de conhecimento. “A fruticultura é muito forte e presente em Campanha e a diversificação pode ajudar o produtor a ter mais possibilidades de renda. É possível apostar em consórcios de frutas e também de frutas com café. A produção de uvas está muito forte na região e com isso vem o turismo, por exemplo”, aposta. Produtor de citros em Campanha, Romeu Mendes Filho, cita o greening como preocupante, “por isso é tão importante trazer conhecimento, e com essa crise a intenção tem que ser ajudar os produtores e orientar na diversificação das culturas”, diz.

Apoio governamental

Presente na abertura do evento, o subsecretário de política econômica e agrícola da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, Caio Coimbra, ressaltou a importância dos eventos e momentos de promoção do agro mineiro e de encontro com produtores. “O Mega Citros já se tornou tradicional, a mobilização de produtores e apresentação de possibilidades de outras culturas na região é bastante importante. Além disso são esses o momentos em que são repassados os avanços das pesquisas da EPAMIG, que tem importantes trabalhos com citros e para a região”, realçou.

Ele ainda ressaltou o trabalho da Secretaria de Agricultura com o Instituto Mineiro de Agropecuária  (IMA), o Viva Citros, que é implementado na região para o combate ao greening; o Provias MG, que tem o objetivo de otimizar estradas e o escoamento de produção e pretende chegar a 4,2 mil novos quilômetros de asfaltamento em Minas até 2026; e o trabalho da CEMIG que prevê a entrada em funcionamento de mais seis subestações com potencial de melhorar o abastecimento energético no meio rural.

Programação

O Mega Citros tem a programação desta sexta-feira (27) voltada para a cultura do café com a realização de palestras sobre manejo de pragas, produtividade, cafeicultura regenerativa, irrigação, entre outros temas, com especialistas da EPAMIG, Emater-MG e instituições parceiras do evento. As apresentações vão até às 17horas.

Já no sábado (28) a programação se dedica a frutíferas como uvas, abacate e pitaia. As palestras vão de 8h às 11h.

A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais 

plugins premium WordPress