Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Você está aqui:
Eventos do Minas Láctea 2024 registram recordes de participação e negócios

Eventos do Minas Láctea 2024 registram recordes de participação e negócios

Programação promovida pela EPAMIG/ Instituto de Laticínios Cândido Tostes foi encerrada nesta quinta-feira (18), em Juiz de Fora

Créditos: Víctor Resende – Stage Comunicação

 

(Juiz de Fora – 18/7/2024) As atividades do Minas Láctea 2024 foram encerradas nesta quinta-feira, 18 de julho, em Juiz de Fora. Na avaliação de organizadores e expositores, o evento, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (EPAMIG)/ Instituto de Laticínios Cândido Tostes foi um sucesso de público, mantendo a média de 12 mil participantes em três dias, e de negócios firmados e prospectados, superando os R$500 milhões.

“Voltamos ao Expominas – JF após dois anos, para a realização da Expomaq. Tivemos 98 empresas expositoras e o número de negócios realizados já durante o evento superou as expectativas. Temos relatos de um expositor que trouxe um equipamento para expor e concretizou a venda de quatro. E outro que disse ter vendido 50% de seu estoque anual em três dias aqui. Isto tudo confirma o diferencial da Expomaq”, comemora o coordenador-geral do Minas Láctea, Clenderson Gonçalves.

Há também os exemplos de empresas que buscam na Exposição maior aproximação com o mercado e captação de novos clientes. “Frequentamos a feira há 23 anos e sentimos que este um espaço para conversarmos de forma mais próxima com a outra ponta da cadeia produtiva, sem aquela limitação de tempo das reuniões”, avalia o consultor técnico da Prófit, Inteligência em Rendimentos, Túlio Alvarenga Pereira.

A Prófit trouxe para a Expomaq, a tecnologia Coagusens para o gerenciamento do processo de coagulação do leite e conquistou o Prêmio de Inovação na categoria Equipamentos e Embalagens. A empresa Novonesis foi a vencedora na categoria Ingredientes.

 Expolac

Também realizada no Expominas -JF, a Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) contou com demonstração de produtos, degustações comentadas e harmonizações. “Mais de 100 laticínios expuseram seus produtos aqui e outros 20 tiveram estandes próprios ou promoveram momentos de demonstração de produtos. Além disso, tivemos cursos como os que comemoraram os 50 anos da EPAMIG, com produtos como cafés, queijos e azeites, com tecnologia própria resultante da pesquisa agropecuária”, destaca o coordenador da Expolac, Nelson Tenchini.

Congresso Nacional de Laticínios e Semana do Laticinista

A programação técnica do Minas Láctea foi realizada no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. O 37º Congresso Nacional de Laticínios trouxe o tema “Tradição e inovação: a transformação do setor lácteo”, em 15 palestras, comunicados técnicos e sessão de pôsteres. Já a Semana do Laticinista realizou 13 cursos de curta duração (4 horas), conduzidos por empresas e profissionais de destaque no setor.

“Tivemos recorde de participantes nos cursos e muitos elogios pela escolha dos temas, dos palestrantes e dos instrutores. Outro ponto relevante foi a qualidade dos trabalhos submetidos que abordaram uma diversidade de temas, qualidade, embalagens, queijos de outras origens, dentre outros”, destaca a pesquisadora e professora da EPAMIG ILCT, Isis Renhe, integrante da Comissão Científica do Minas Láctea.

Concurso Nacional de Produtos Lácteos

Nesta quinta-feira foram anunciados os vencedores do 47º. Congresso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL). Foram premiados os três melhores classificados em doze categorias (Queijo Prato Lanche 3kg, Queijo Tipo Gouda, Queijo Tipo Provolone, Queijo Tipo Parmesão, Queijo Tipo Reino, Queijo Minas Padrão, Queijo Azul, Queijo Tipo Cottage, Manteiga, Requeijão Cremoso. Doce de Leite Pastoso e Produto Lácteo Inovador). Além de ter sido concedido o certificado de participação aos concorrentes das categorias Queijo de leite de cabra até 30 dias de maturação e a partir de 31 dias de maturação (lista de premiados).

“Tivemos recorde de empresas participantes (94), de produtos inscritos e de juízes (42). Acreditamos que isso é fruto da credibilidade do nosso Concurso, que além de contar com juízes altamente qualificados, envia a cada um dos participantes relatórios contendo as avaliações e principais considerações dos julgadores sobre os produtos que inscreveram”, observa a pesquisadora da EPAMIG ILCT, Kely de Paula, integrante da Comissão Organizadora do CNPL

Leia também

Notícias recentes

Envie uma mensagem