(Belo Horizonte, 12.3.2018) A EPAMIG divulgou nesta sexta-feira (9), os 24 projetos aprovados no primeiro Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos Inovadores, promovido pela Empresa. “A Diretoria Executiva da EPAMIG vai disponibilizar, nos próximos dois anos, R$600 mil de recursos para o financiamento desses projetos. Estamos cientes das dificuldades financeiras vivenciadas pelo Governo do Estado e pelas instituições de fomento, o que torna esta iniciativa ainda mais representativa”, avalia o presidente da EPAMIG Rui Verneque.
A chamada, publicada no mês de janeiro, foi destinado exclusivamente a pesquisadores da EPAMIG ou cedidos formalmente à Empresa. Cada participante poderia apresentar apenas uma proposta que seria julgada de acordo com critérios como impacto, mérito, fundamentação da justificativa, adequação do orçamento, qualificação da equipe, resultados esperados e benefícios à sociedade. “Recebemos 70 propostas, que passaram por três etapas de avaliação até chegarmos aos 24 contemplados. Inicialmente, nossa intenção era selecionar entre 15 e 20 projetos”, explica o presidente.
Na última fase do processo, as propostas selecionadas pela Comissão Interna foram apresentadas a dois consultores externos, que também fizeram sua avaliação. Os convidados foram a vice-diretora da Escola de Veterinária da UFMG, Sandra Gesteira e o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Fernando Valicente.
“Eu fiquei impressionada com a consistência dos trabalhos e mais impressionada ainda com a seriedade desta equipe de seleção e com o ranking que foi montado. Só posso parabenizar a EPAMIG pela iniciativa e agradecer pela oportunidade que tive de participar desse processo”, destacou a professora Sandra.
“Achei fantástica essa iniciativa da EPAMIG, com a proposta de valorizar a pesquisa com resultados, visando, por exemplo, a colocação de produtos no mercado, apesar das dificuldades financeiras. Algo de muita relevância porque, como Empresa estadual, a EPAMIG tem ação bem próxima aos produtores familiares e à agroindústria”, avalia o pesquisador Fernando Valicente.
“Muitas propostas relevantes foram avaliadas, demonstrando a mobilização dos pesquisadores e o potencial da equipe. Em decorrência da limitação de recursos financeiros, boas propostas deixaram de ser contempladas, mas oportunamente poderão ser submetidas a outras fontes de fomento. Queremos parabenizar a equipe pelo empenho”, ponderou o diretor técnico Trazilbo de Paula. Ele informou ainda que, nos próximos dias, serão dadas orientações quanto aos procedimentos para a implementação das propostas.
O presidente da EPAMIG Rui Verneque destaca que os resultados deste primeiro edital foram bastante satisfatórios e que a intenção é, nos próximos, intensificar o potencial e os recursos investidos. “Estamos em negociação com a Fapemig e outras instituições de fomento para que nas próximas edições, elas nos deem aporte adicional, potencializando os valores disponibilizados. Nosso objetivo é a partir desse trabalho criarmos um melhor direcionamento para as pesquisas da empresa, gerando, além do conhecimento, resultados palpáveis”, conclui.
Confira aqui a lista dos projetos aprovados.