O Programa Estadual de Pesquisa Flores, hortaliças e plantas medicinais tem como objetivo realizar pesquisas que promovam o desenvolvimento desses setores no estado de Minas Gerais. A busca por inovações e alternativas contempla o respeito pelos recursos naturais, a melhoria das condições de trabalho do produtor e a oferta de produtos de qualidade para o consumidor.
Na floricultura o objetivo é a geração tecnologias para a produção sustentável de flores e plantas ornamentais com qualidade e durabilidade. As pesquisas são feitas principalmente com flores de corte, como rosas, copos-de-leite, espécies tropicais e flores comestíveis.
Na olericultura, as pesquisas são desenvolvidas com as culturas tradicionais e hortaliças PANC, promovendo a valorização de cada segmento, e o resgate de saberes e sabores antigos, proporcionando diversidade para o consumidor.
Para o setor de plantas medicinais, são desenvolvidas tecnologias de produção do cultivo à pós colheita, atendendo, a demanda de informações sobre espécies medicinais listadas na Relação Nacional das plantas medicinais de interesse ao SUS (RENISUS) selecionadas pelo programa “Componente Verde” da Rede Farmácias de Minas.