Simpósio que vai discutir a produção de leite de mamíferos não-bovinos acontece na próxima sexta-feira (24), em Juiz de Fora. Inscrições gratuitas terminam amanhã
(Juiz de Fora – 21/11/2023) Os interessados em participar do 1º. Simpósio Tecnológico de Leite de Diferentes Espécies (TecnoLeiteS), ainda não inscritos, devem se apressar. Restam poucas vagas, para o evento que será realizado na próxima sexta-feira, 24 de novembro, em Juiz de Fora. As inscrições gratuitas vão até amanhã, 22, (quarta-feira) ou até se esgotarem as 350 vagas disponibilizadas (clique aqui).
O TecnoLeiteS é uma realização conjunta do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG/ILCT) e da Embrapa Caprinos e Ovinos – Núcleo Sudeste. A programação, que acontece de 7h30 às 18h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, vai debater aspectos sobre mercado, processamento, comercialização e legislação referentes às cadeias de leite de animais, como búfala, cabra e ovelha.
A pesquisadora e professora da EPAMIG ILCT Isis Renhe, que coordena a Comissão Organizadora junto com Carolina Viana e Kely Correa (também pesquisadoras e professoras da EPAMIG ILCT) e Izabel Carneiro (pesquisadora da Embrapa), lembra que produção de leite de mamíferos não-bovinos é uma realidade em contínua ascensão no país. Porém existem poucas tecnologias específicas para os diferentes sistemas de produção.
“Relata-se que muitas das tecnologias adotadas pela caprinocultura e ovinocultura leiteira foram desenvolvidas para bovinos e adotadas ou adaptadas à realidade desses sistemas de produção, o que pode concorrer para um baixo desempenho produtivo e econômico dos rebanhos. A realidade da bubalinocultura não é a mesma dos pequenos ruminantes, talvez por características de volume de produção e pela existência de um público consumidor melhor estabelecido”, argumenta Isis Renhe.
Outros pontos levantados pela organização são a demanda por profissionais capacitados, a necessidade de estudos e da consolidação de conhecimentos sobre essa produção e difundir informações relacionadas à área. “As informações que serão apresentadas e discutidas no evento são importantes não só para a cadeia de lácteos em Minas Gerais, mas para o setor em todo o país”, opinam.
O Simpósio conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e tem como objetivo apresentar, para estudantes, pesquisadores, fiscais, extensionistas e profissionais do setor de laticínios, informações atualizadas que serão capazes de gerar melhorias na cadeia produtiva de leites de espécies não bovinas, bem como as pesquisas científicas e de extensão realizadas nesta área.
“Recebemos 66 resumos científicos que já foram avaliados. Destes 20 serão apresentados na forma de pôster durante os milk breaks”, finaliza Carolina Viana.
TecnoLeiteS – 1º. Simpósio Tecnológico de Leite de Diferentes Espécies
Data: 24 de novembro (sexta-feira)
Horário: 7h30 às 18h
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno – Centro – Juiz de Fora
Inscrições gratuitas aqui