A EPAMIG marcará presença no Ciclo de Debates “Produtos Especiais dos Campos de Minas: as tecnologias e os mineiros em destaque”, que será promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
O evento vai demonstrar como a tecnologia agrega valor a produtos tradicionais da agropecuária do Eatado, como café, queijo e mel e tem possibilitado o surgimento de itens inovadores como vinhos finos e azeites com terroir mineiro.
A proposta é que cada um dos produtos destacados seja abordado em um painel com a participação de um produtor, um pesquisador ou agente público, e um representante do setor da gastronomia ou um especialista que aborde mercado, inclusive exportação.
Na quinta-feira, 30 de novembro, às 14 horas, o pesquisador Adelson de Oliveira (foto) participará do painel “Azeite de Oliva”, junto com o presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), Nilton Caetano de Oliveira, a azeitóloga Ana Beloto e gestor do Projeto Aproxima, Eduardo Maya. Adelson falará sobre as pesquisas pioneiras da EPAMIG para cultivo de oliveira, produção de azeites de qualidade e desenvolvimento de cultivares adaptadas às características da Serra da Mantiqueira.
O Campo Experimental da EPAMIG em Maria da Fé realizou, em 2008, a primeira extração de azeite de oliva extravirgem do Brasil, e desde de então a região dos Contrafortes da Mantiqueira, que reúne municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro tem se destacado pela qualidade do produto.
No dia 1º de dezembro, terão destaque os vinhos finos de Minas, O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da EPAMIG, Murillo Alburquerque Regina, falará sobre a técnica da dupla poda da videira. A metodologia, desenvolvida por ele, consiste na realização de podas nos meses de janeiro e de agosto, que alteram o ciclo produtivo fazendo com que maturação das uvas aconteça no inverno. “As uvas colhidas no inverno apresentam mais aroma e maior concentração de cor, o que contribui para o aumento da qualidade do vinho”, explica Murillo.
O painel “Vinhos de Minas” será realizado, a partir das 10h, e contará com a participação do vitivinicultor Eduardo Junqueira Nogueira Júnior e do consultor sobre vinho Júlio Anselmo de Sousa Neto. O vinho Maria Maria Bel Sauvignon Blanc 2015, produzido por Eduardo e processado na vinícola Experimental da EPAMIG em Caldas, conquistou, no último mês de junho, medalha de bronze no prêmio Decanter World Wine Awards 2017, realizado em Londres.
A programação traz também três palestras magnas. Uma delas: Produção agropecuária e responsabilidade ambiental, será ministrada pelo presidente da EPAMIG, Rui Verneque, na sexta-feira (1º), às 9h.
As inscrições para o Ciclo de Debates são gratuitas, e podem ser feitas até às 15h do dia 29 de novembro pelo site .
Feira de produtos especiais
Paralelamente ao ciclo de debates, será realizada uma feira com 24 estandes de produtos especiais mineiros (queijos, azeites, mel e derivados, vinhos e cafés). Um módulo itinerante do Empório EPAMIG funcionará no local durante o evento. A feira estará na área da Tribuna Popular/Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, próxima à entrada do Auditório José Alencar.
No sábado, 2 de dezembro, de 10h às 17h, será realizada na Praça da Assembleia, edição especial da Feirinha Aproxima, que reúne ingredientes, produtos, cozinheiros e estabelecimentos da culinária mineira.
Ciclo de Debates Produtos Especiais dos Campos de Minas
Dia: 30/11/2017 e 01/12/2017
Hora: 08h às 17h30 e 09h às 16h30
Local: Auditório José Alencar Gomes da Silva – Palácio da Inconfidência (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Térreo – Bairro Santo Agostinho – BH)