Você está aqui:
Projeto Rural Sustentável – Cerrado promove Dia de Campo sobre agropecuária de baixa emissão de carbono em Uberaba

Projeto Rural Sustentável – Cerrado promove Dia de Campo sobre agropecuária de baixa emissão de carbono em Uberaba

Atividade, que ocorre no Campo Experimental da EPAMIG, faz parte das ações do Projeto, que tem como meta mitigar as emissões de gases de efeito estufa

Foto: Hebert Filho

(Belo Horizonte – 2/10/2023) O Campo Experimental Getúlio Vargas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Uberaba, sedia no próximo dia 11 de outubro (quarta-feira), um Dia de Campo com foco na eficiência produtiva dos sistemas integrados de produção.

No evento, que integra o Projeto Rural Sustentável – Cerrado (PRS – Cerrado), o chefe da EPAMIG Oeste, Fernando Franco, doutor em Ciência do Solo, vai apresentar os resultados da pesquisa: Eficiência produtiva dos sistemas integrados de produção. Nas estações de campo, os participantes terão acesso aos dados na prática, com a participação da pesquisadora e coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Bovinocultura da EPAMIG, Edilane Aparecida da Silva e de Ângelo Hebert Moreira Arcanjo.

A programação terá início às 9h e as vagas são limitadas. Os Dias de Campo são iniciativas que ocorrem mensalmente em diferentes municípios e fazem parte das ações do Projeto Rural Sustentável, executado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), com o objetivo de sensibilizar produtores rurais para a implementação da agropecuária de baixa emissão de carbono.

Nos eventos, são realizadas palestras e apresentados exemplos de aplicação das tecnologias abordadas pelo Projeto, o que garante um espaço para trocas de experiências com especialistas e produtores e produtoras rurais que se interessem por uma produção sustentável. “O objetivo dos Dias de Campo é debater temas relacionados às áreas de atuação do PRS – Cerrado, como manejo sustentável, educação ambiental e outras estratégias para implantação da agropecuária sustentável e integrada, sistemas agroflorestais, recuperação e manejo de pastagens degradadas”, afirma Marília Ramos, coordenadora de campo do PRS – Cerrado.

PRS – Cerrado

O PRS – Cerrado tem como principais objetivos mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos e médios produtores no bioma Cerrado. O trabalho é feito por meio do incentivo à adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, acesso à assistência técnica e a diversas ações de capacitação para públicos variados, bem como o apoio financeiro a organizações socioprodutivas de produtores(as) para fortalecer a organização produtiva e a comercialização da produção rural.

O PRS – Cerrado atua nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, em municípios que possuem um percentual significativo de pastagens degradadas, elevadas taxas de desmatamento e aptidão para introdução de sistemas integrados de produção.

Cooperação Técnica

A iniciativa é resultado de uma Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como beneficiário institucional, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução e administração. A Embrapa é a responsável pela coordenação científica e a Associação Rede ILPF pelo apoio técnico.

Inscrições

Jacqueline Besognin (61) 99303-2869

* Com informações da Assessoria de Imprensa PRS – Cerrado

imprensa@iabs.org.br – 61 – 98405-3943

 

plugins premium WordPress