Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Você está aqui:
EPAMIG está entre as melhores empresas do agronegócio em Minas Gerais

EPAMIG está entre as melhores empresas do agronegócio em Minas Gerais

Sistema agropecuário de Minas Gerais mostra sua excelência ao classificar suas empresas entre as melhores no ranking da Revista Exame

(Belo Horizonte – 19/9/2023) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) figura pela primeira vez no ranking Melhores e Maiores, elaborado pela Revista Exame. No segmento agronegócio, a Empresa aparece como a segunda melhor do Estado e ocupa 24ª posição nacional.

Em 50ª edição, o Melhores e Maiores avaliou empresas de capital aberto ou com dados públicos, como demonstrações contábeis no Diário Oficial dos estados e balanços divulgados em fontes fidedignas, com base em três critérios: resultados contábeis e financeiros, crescimento e 21 questões relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG – Environmental, Social and Governance). A metodologia e a avaliação das empresas foram realizadas pelo Ibmec, com participação de um comitê executivo da revista.

A diretora-presidente da EPAMIG, Nilda Ferreira Soares, ressalta que a inclusão da Empresa na lista de Melhores e Maiores é um reconhecimento aos trabalho dos seus colaboradores e aos constantes esforços para a melhoria da gestão financeira e administrativa em prol da pesquisa. “A EPAMIG caminha para os 50 anos em aprimoramento constante, com importantes resultados na pesquisa, no ensino e na gestão. Ver a Empresa posicionada como uma das melhores do agronegócio em Minas Gerais e no Brasil é motivo de orgulho para todos nós dirigentes, colaboradores e apoiadores”.

Para o diretor de Administração e Finanças da EPAMIG, Leonardo Kalil, a adoção de ferramentas de Gestão à Vista e o Sistema de Gestão Integrada (SGI), implantado no ano de 2020 foi um grande salto no planejamento da Empresa, o que tem possibilitado um acompanhamento mais preciso do desempenho contábil e financeiro e contribuído para tomada de decisões mais assertivas. “Entre 2019 e 2022, a EPAMIG teve resultados financeiros positivos. Temos cumprido as metas do SGI e do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). Ainda há muito a evoluir, especialmente, no que se refere ao custeio, mas os resultados já são visíveis.

O diretor de Operações Técnicas da EPAMIG, Trazilbo de Paula, aponta os avanços na área da pesquisa, atividade fim da Empresa e destaca ações que contribuem para o melhor aproveitamento dos espaços agrícolas e preservação de recursos naturais. “Podemos citar vários novos projetos em execução, como o desenvolvimento e a validação de cultivares melhoradas de café e grãos e a geração de tecnologias que visam à sustentabilidade da produção agrícola, tendo como o exemplo os sistemas agrovoltaicos, que aliam a geração de energia fotovoltaica às atividades agrícolas na mesma área”.

O ranking Melhores e Maiores foi divulgado no último dia 14 de setembro e pode ser consultado pelo site da publicação.

Leia também

Notícias recentes

Envie uma mensagem