Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Você está aqui:
EPAMIG detalha ações voltadas para a promoção da integridade

EPAMIG detalha ações voltadas para a promoção da integridade

Comissão Interna de Integridade se reúne semanalmente e participa de capacitações oferecidas pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais

Reunião de capacitação sobre o sistema eletrônico da PMPI (SisPMPI), com participação de alguns integrantes da Comissão Interna de Integridade da EPAMIG.

(Belo Horizonte – 14/7/2023) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) tem se mobilizado para construir um programa institucional de fomento à boa conduta, visando cumprir as diretrizes da Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI), estabelecida pelo Decreto Estadual n.º 48.419, de 2022. Uma comissão interna multidisciplinar foi formada para discutir os eixos propostos pela PMPI e para elaborar o Programa e o Plano de Integridade, que serão disseminados entre os colaboradores de todas as unidades da Empresa.

“A EPAMIG tem a ética e a transparência figurando entre seus valores principais e tem se mantido atenta às diretrizes estratégicas governamentais voltadas para essas pautas. Antes da adesão à PMPI, a Empresa já possuía, por exemplo, um Código de Conduta e Integridade e comissões de ética descentralizadas. Além disso, também já promovia ações de combate à fraude e à corrupção, por ter aderido ao Plano Nacional de Combate à Corrupção (PNPC)”, destaca a chefe da Assessoria de Governança e Estratégia da EPAMIG, e coordenadora da Comissão Interna de Integridade, Luciana Junqueira.

Segundo ela, a partir do momento em que a Empresa aderiu à PMPI, mostrando seu compromisso com o tema, a Diretoria Executiva constituiu uma comissão interna, composta por membros de diversos departamentos e divisões (tanto da sede em Belo Horizonte quanto de unidades no interior), que se reúne todas as semanas para debater as temáticas propostas e elaborar as etapas de formulação do documento oficial.

Luciana também ressalta a participação da comissão em capacitações sobre integridade, promovidas pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG). “É uma equipe muito comprometida que tem participado de eventos gratuitos sobre a temática, tanto online quanto presenciais em outras instituições. São temas novos e complexos de serem abordados, por isso estabelecemos uma agenda periódica e rotineira, o que tem facilitado nossos encontros para construirmos conjuntamente o Plano de Integridade, que será executado na EPAMIG continuamente, assim que for implementado, o que está previsto para maio de 2024”, detalha.

Controlador Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, durante uma das capacitações sobre integridade que contou com participação da EPAMIG. Foto: Luciana Junqueira/Epamig

A mais recente dessas capacitações, que contou com participação de membros da comissão, ocorreu na última semana, na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), na qual foram debatidos temas referentes à política de integridade, como gestão de riscos, transparência, anticorrupção e controle externo. “Foi um momento muito importante e proveitoso para a comissão, que pôde acessar informações atualizadas e aprender mais sobre esses assuntos. Ações como essa têm sido essenciais para internalizarmos questões atuais sobre integridade e, consequentemente, aplicarmos essas diretrizes no dia a dia da Empresa”, explica a coordenadora da comissão.

Ela celebra o apoio que a comissão tem recebido da CGE-MG, diretamente ou via a Auditoria Interna da EPAMIG, promovendo encontros e capacitações, e compartilhando materiais de consulta, como modelos de documentos, para a formulação do Programa e Plano de Integridade. “Independente do setor em que se atua, é preciso estar sempre pautado pela ética e integridade. E pelo fato de a EPAMIG fazer parte da Administração Pública, o cuidado deve ser redobrado, pois ela faz uso de recursos públicos e precisa prestar contas à sociedade. Então, possuir um programa oficial de integridade, com ações detalhadas que nortearão as diretrizes da gestão, é de grande importância para a boa governança e condução da Empresa”, conclui Luciana Junqueira.

Leia também

Notícias recentes

Envie uma mensagem