Você está aqui:
Encontro apresenta tecnologias para cultivo de arroz no Norte de Minas

Encontro apresenta tecnologias para cultivo de arroz no Norte de Minas

Pesquisadores estudam a adaptação de variedades de arroz em várzea úmida no semiárido mineiro. Foto Nívio Poubel

Belo Horizonte (04/04/2017) – A EPAMIG irá realizar, nesta quarta, 5, o Encontro Técnico de Cultivo de Arroz em Várzea Úmida, no município de Gamaleiras, no Norte Minas Gerais. Serão apresentados resultados de experimentos com as cultivares Rubelita e Seleta, arroz tipo agulinha, que apresentaram boa adaptabilidade na região.

De acordo com o pesquisador da EPAMIG Plínio Soares, coordenador das pesquisas de melhoramento genético em Minas, esses materiais apresentam resistência moderada à brusone (principal doença do arroz) e boa qualidade de panela, características essenciais para atender o produtor rural e o consumidor.

O experimento foi implantado pela EPAMIG, com o apoio da Emater-MG, na comunidade Roçado Velho, no sítio do produtor Eurico José de Oliveira, em novembro do ano passado. Conhecido como Eurico do Sertão, o agricultor tinha deixado de produzir arroz nos últimos anos em função da seca. “O Rio mais próximo secou, mas esse ano usei a água de um poço e a previsão é de uma boa colheita, nos próximos 15 dias”, comemora o senhor Eurico, que também produz milho, feijão e cria gado de corte. Ele conta que os produtores vizinhos têm acompanhado e experimentos e estão entusiasmados com os resultados que poderão conhecer durante o Encontro.

As inscrições para o Encontro Técnico de Cultivo de Arroz em Várzea Úmida são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. As características da cultivar Rubelita podem ser conferida no site da EPAMIG: https://goo.gl/IBcxop

Encontro Técnico Arroz em Várzea Úmida

Dia: 5 de abril de 2017

Horário: 14h

Local: Fazenda Morrinho- Comunidade Roçado Velho – Gameleiras – MG

Informações: (38)3834-1760

plugins premium WordPress